Faça caretas!

“Seu tratamento esse mês consiste em assistir coisas engraçadas, Meditar e fazer pelo menos 10 caretas na frente do espelho todos os dias”

Essa foi a recomendação para um paciente que acaba de sair de meu consultório. Ele passou cerca de 10 anos sendo tratado para um transtorno de humor com medicamentos que, como efeito colateral lhe transformaram em uma pessoa sem expressões faciais. Sempre a mesma cara de nada na vida. Recentemente, cientistas comportamentais levantaram dados que sugerem que sua expressão facial está ligada bidirecionalmente com seu estado de humor. Ou seja, caso vc se expresse no mundo com uma Poker face, essa expressão sem sentimentos influencia o sentimento de fundo de sua vida, fazendo realmente com que você se sinta algo niilista. O inverso é também verdadeiro: Se você resolver transitar pelo mundo sorrindo e com uma face expressiva, isso tem o poder de trazer cores a sua vida.

Esse paciente estava há muitos anos com cara de nada. Não me impressionou que seu estado de humor fosse tão neutro frente à vida. Sorria! Faça caretas na frente do espelho =]


Links externos:

Deixe um comentário